31 de Outubro. Hoje a Igreja celebra a festa de São Quintino. As notícias sobre o apóstolo da Picardia são muito excassas. Certa é, de qualquer maneira, sua existência e o martírio sofrido em Vermand, cidade que hoje leva seu nome, Saint-Quintin, às margens do rio Somme. Segundo a tradição — reconstruída várias vezes e enriquecida de episódios lendários —, Quintino era romano, quinto filho de uma família numerosa (fato insólito no baixo império) e cristã. Partiu de Roma com alguns companheiros para evangelizar a Gália. Com ele estava Luciano, também mártir e santo. Os dois dividiram entre si o território da Picardia para evangelizar. Luciano escolheu Beauvais; Quintino estabeleceu-se em Amiens e a partir daí difundiu a mensagem evangélica nas regiões circunvizinhas. Fê-lo com muito sucesso, até o momento em que o prefeito romano julgou oportuno detê-lo e encerrá-lo na prisão, numa tentativa de fazê-lo mudar de opinião, talvez, devolvendo-o a Roma. Mas Quintino não era do gênero dos que se furtam a compromissos e o prefeito condenou-o à morte. Como romano, o obstinado missionário merecia o privilégio — se tal cabe dizer — da decapitação. Mas como cristão (e os cristãos eram acusados de ateísmo por causa de sua recusa de adorar os deuses de Roma), teve uma morte dolorosa, precedida de várias torturas. Tudo isso durante o império de Diocleciano ou de Maximiano. O corpo de Quintino foi lançado a um rio em cujo fundo teria permanecido cerca de 50 anos, até que as orações de uma mulher piedosa o fizeram vir à tona, ainda intacto. Ou, mais provavelmente — retifica outra tradição —, o corpo de São Quintino teria sido reencontrado por um santo monge que lhe deu digna sepultura, erigindo sobre sua tumba um mosteiro a ele dedicado, perto de Vermand, lugar de peregrinações populares desde a alta Idade Média. Hoje, pedimos a intercessão de São Quintino. Que o Espírito de Deus conceda-nos um profundo amor pela Palavra de Deus. Que sejamos templos vivos da Palavra de Deus! O Senhor Jesus Cristo, que é a verdadeira Palavra Eterna do Pai, é Aquele que falará através de nós, a fim de que a sua mensagem chegue a muitos corações!
"Mas os justos viverão eternamente; sua recompensa está no Senhor, e o Altíssimo cuidará deles." Sabedoria 5:15
Google Translate
quinta-feira, 31 de outubro de 2013
terça-feira, 1 de janeiro de 2013
A Paciência
"Mais vale a paciência que o heroísmo, mais vale quem domina o coração do que aquele que conquista uma cidade." Provérbios 16:32
Começamos essa postagem com esse versículo do livro de Provérbios da bíblia para falar hoje sobre a paciência.
Vejamos um significado sobre a palavra Paciência:
Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.
Ali no versículo citado no inicio da postagem nos ensina que sempre devemos ser pacientes ao que queremos conseguir e não agir de força e querer resolver as coisas no calor do momento, como diz devemos ser pacientes. Completando o versículo você dominando o coração vale mais que muitas conquistas e feitos na vida ou seja conquistar o coração vale muito mais que conquistar um grande curso por exemplo.
Vejamos outro versículo da bíblia que fala sobre paciência.
"Nós que esperamos o que não vemos, é em paciência que o aguardamos." Romanos 8:25
Neste versículo há mais uma prova que com paciência Deus nos abençoará sempre quando a ele depositamos nossa fé, nossa obediência aos seus ensinamentos.
Portanto meus leitores tenham sempre a paciência como prioridade em sua vida e espere quanto tempo for necessário para que consiga a tua graça.
Assinar:
Postagens (Atom)